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Programas de
Trabalho
Introdução
Nos dias de
hoje estima-se que os veículos convencionais, que funcionam a partir da
queima de combustíveis fósseis, são responsáveis por cerca de 80% das
emissões de substâncias nocivas à saúde para atmosfera nos grandes centros
urbanos. Além disto, tais veículos contribuem, para a poluição sonora, com
graves conseqüências para a qualidade de vida e os desequilíbrios
relacionados com o efeito estufa. No Brasil cerca de 30% de toda energia
consumida é direcionada para o setor de transporte que emprega 49% do
petróleo utilizado.
Neste panorama os veículos elétricos, nas diversas modalidades de
propulsão, seja híbrida, na qual se destaca o emprego de células a
combustível, seja a bateria, presente em diversos utilitários,
apresentam-se como opções na busca da reversão do processo de contaminação
do ar, cuja tendência é crescente e ainda possibilita o emprego de fontes
de energia primária renovável. Vale notar que a tecnologia veicular
elétrica abrange, também, o promissor conceito de hipercarro, que, numa
perspectiva futura, servirá como meio de transporte e como fonte
complementar de energia distribuída.
De fato, as
características privilegiadas da matriz energética brasileira favorecem a
opção pelos veículos elétricos que por sua vez está em sintonia com o
desenvolvimento sustentável. Este aspecto possui amplo respaldo em recente
tese de doutorado[1] que quantifica,
através de uma metodologia pioneira, os benefícios da utilização de
veículos elétricos nos centros urbanos brasileiros.
Percebendo estas
mudanças em curso, verificou-se a necessidade de se tomar iniciativas e
reunir esforços conjuntos tendo em vista a importância que vem sendo
ocupada pela tecnologia automotiva elétrica. Neste sentido, foi idealizado
pelo Prof. Luiz Artur Pecorelli Peres da Faculdade de Engenharia da UERJ o
GRUVE – GRUPO DE ESTUDOS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS. Trata-se de uma agremiação
acadêmica que tem como objetivo desenvolver pesquisas e promover eventos
culturais visando a difusão e o estímulo ao uso dos veículos elétricos. O
GRUVE estuda o veículo elétrico do ponto de vista dos seus aspectos
tecnológicos como meio de locomoção, das suas implicações na cadeia
energética e também da sua inserção no setor de transportes para o qual se
antevê amplos benefícios ambientais.
As atividades do
GRUVE tiveram início em 20 de setembro de 2001 com o objetivo de
constituir uma agremiação de filiação voluntária no âmbito da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e de tal forma a congregar estudantes e
professores com interesse pela promoção e utilização mais intensa dos
veículos elétricos.
Um dos níveis de participação neste grupo é o de estudante desenvolvedor,
no qual este se insere em um determinado subgrupo e assume o compromisso
de elaborar um trabalho específico, em conjunto, de acordo com um programa
pré definido. Cada subgrupo, em geral, é formado no máximo por três
alunos. Neste
contexto foram então definidos temas de trabalhos acadêmicos, a cargo das
diversas equipes de estudantes, cuja lista é apresentada a seguir:
1. Construção da Página do GRUVE na Internet
2. Análise do
Funcionamento dos Veículos Híbridos Elétricos
3. Fontes de Energia
Eletroquímica
4. Motores Elétricos
5. Retificadores e
Carregadores de Baterias
6. Controladores de Acionamento de
Veículos Elétricos
7. Emissões Veiculares, Qualidade do Ar e
Motores a Combustão Interna
Orientador:
Professor Luiz Artur Pecorelli Peres Faculdade de Engenharia da
UERJ Departamento de Engenharia Elétrica Professor
Colaborador:
Antonio C. Zambroni de Souza (zambroni@iee.efei.br) Escola
Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI Professores
Consultores:
Maria Dias Bellar Faculdade de Engenharia da UERJ
Departamento de Engenharia Eletrônica
Erli Ferreira Figueiredo Faculdade de Engenharia da UERJ Departamento de
Engenharia Elétrica
Marco Antonio Santos Pinheiro Faculdade de Engenharia
Departamento de Mecânica
Francisco José da Cunha Pires Soeiro Faculdade de Engenharia
Departamento de Mecânica
Jayme Buarque de Holanda Diretor do
Instituto Nacional de Eficiência Energética - INEE
Germano
Lambert Torres Pró Diretor de Pesquisa e Pós Graduação Escola
Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI
Jorge Manuel Garcia
Esteves Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituto Superior Técnico – IST Universidade Técnica de Lisboa
- UTL Presidente da Câmara de Diretores da Associação Portuguesa do
Veículo Elétrico - APVE
Carlos Camara Departamento de Física
Coordenador do Grupo de Meteorologia e Climatologia Universidade
de Lisboa - UL
Objetivos
Os
trabalhos terão como objetivo primordial a familiarização, o estudo, a
descrição e a análise qualitativa dos dispositivos relacionados com cada
tema no que se refere às aplicações relativas aos veículos elétricos.
Caberá a construção de um modelo analítico simplificado de funcionamento
dos dispositivos típicos usados em carros elétricos e a sua correspondente
simulação computacional.
Com base nos
resultados obtidos pretende-se identificar e selecionar, entre os melhores
trabalhos tópicos que possam figurar em um CD no qual serão divulgados
conhecimentos sobre a tecnologia veicular elétrica e cuja produção está
prevista na programação de desenvolvimentos da SR-3 - Sub-Reitoria de
Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Pretende-se editar cerca de 500 CD´s a serem distribuídos gratuitamente a
organismos governamentais, universidades, centros de pesquisa, empresas e
fabricantes, isto é, entidades e setores que de alguma forma estejam
envolvidos com as questões relativas, à eficiência energética, ao meio
ambiente e às políticas públicas de desenvolvimento urbano sustentável.
Adicionalmente há a
intenção de se realizar uma programação de palestras sobre veículos
elétricos na qual será incluída a apresentação, no âmbito da UERJ, dos
trabalhos realizados pelo GRUVE.
Metodologia
A
metodologia inicial a ser utilizada no trabalho será de caráter
exploratório. Constará de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema
bem como o levantamento do estado da arte correspondente, que permitirão
identificar os dispositivos utilizados em veículos elétricos típicos,
visando descrever os seus respectivos funcionamentos. Em seguida, o
prosseguimento do trabalho se dará de forma analítica. Nesta fase as
equações que regem o comportamento destes dispositivos serão explicadas
para obtenção de uma modelagem computacional simplificada destes
dispositivos com os quais pretende-se realizar testes e
simulações.
Etapas dos Trabalhos
- Estudo da bibliografia e publicações sobre veículos elétricos
visando estabelecer o estado da arte relativa ao tema.
- Identificação dos dispositivos utilizados em veículos elétricos
típicos.
- Levantamento de dados preliminares pertinentes ao tema e aos
dispositivos estudados.
- Descrição do funcionamento dos dispositivos
- Estabelecimento das equações matemáticas do comportamento dos
dispositivos do estudo.
- Preparação de relatório preliminar referente ao estado da arte e
funcionamento dos dispositivos
- Estudo do MATLAB como ferramenta computacional de programação.
- Modelagem computacional simplificada dos dispositivos identificados.
- Testes e simulações.
- Elaboração de relatório.
- Emissão de relatório.
- Preparação de apresentação oral do trabalho
Prazos e Cronogramas
Está
previsto um prazo de seis meses para a execução dos trabalhos. Os
cronogramas figuram em documento específico e tomam como referência para
início dos trabalhos o mês de outubro.
Referências
ANP, Anuário Estatístico da Indústria Brasileira do
Petróleo 1990 /1997, 1998.
AZEVEDO, HÉLIO RICARDO TELES; Simulação Digital de
Desempenho de Veículos Elétricos Híbridos Bateria/Motor de Combustão
Configuração Série; Tese de Mestrado, 1984, COPPE/UFRJ
BOTTURA, Celso P., BARRETO, Gilmar. Veículos
Elétricos 1. ed., Campinas: UNICAMP, 1989.
BUTLER, K. L.; EHSANI, M.; KAMATH, P.; A Matlab-Based
Modeling and Simulation Package for Electric and Hybrid Electric Vehicle
Design; IEEE Transactions on Vehicular Technology, Vol. 48, No. 6,
November 1999.
CHAN, C.C.; CHAU, K.T.; An Overview of Power Elwectronics
in Electric Vehicles; IEEE Transactions on Industrial Electronics,
Vol. 44, No. I, February 1997.
EHSANI, M.; RAHMAN, K. M.; TOLYIAT, H A.; Propulsion
System Design of Electric and Hybrid Vehicles, IEEE Transactions on
Industrial Electronics, Vol. 44, No. 1, February, 1997.
PECORELLI PERES, Luiz A., HORTA, Luiz A. N., LAMBERT TORRES,
Germano. Influências Sobre os Sistemas de Energia com a Introdução
dos Veículos Elétricos na Sociedade. III Congresso Latino-Americano
Geração Transmissão de Energia Elétrica, Campos do Jordão, SP, Brasil,
1997.
PECORELLI PERES, Luiz A.; HORTA, Luiz A. N.; LAMBERT-TORRES,
Germano. Considerations about Electric Vehicles Impacts on Daily Load
and Environment, publicado no livro Advances in Physics, Electronics
and Signal Processing Applications, editado por Dr. Nikos Mastorakis,
World Scientific Engineering Society, 2000, ISBN: 960-8052-17-3
Documento preparado em conjunto pela equipe de
desenvolvedores do GRUVE sob a orientação do Prof. Luiz Artur Pecorelli
Peres em Outubro de 2001
[1] Pecorelli Peres, L. A. , “Avaliação
dos Impactos Energéticos e Ambientais da Introdução de Veículos
Elétricos“, Tese de Doutorado, Escola Federal de Engenharia de
Itajubá – EFEI, MG – Brasil, Dezembro de 2000.
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