Gruve - Grupo de Estudos de Veiculos Eletricos

Grupo de Estudos de Veículos Elétricos - GRUVE

 

Biblioteca




Arquivos:

 

ANÁLISE DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE COM ÔNIBUS ELÉTRICOS EM ESTRADAS PARQUE (2016)


Abstract:Este trabalho apresenta uma metodologia de análise do emprego de ônibus elétricos em serviços turísticos tendo com foco estradas parque. Para isto, o texto foi inspirado tomando como exemplo, a rota Paraty – Cunha, inaugurada em março de 2016, que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) e constitui uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica, estando localizada em trecho da Serra do Mar. Trata-se de um ambiente turístico de rara beleza natural, arquitetônica e objeto de interesse pelos aspectos culturais envolvidos. Os cálculos apresentados permitem determinar a neutralização de carbono resultante pela comparação do uso do veículo elétrico em substituição à combustão interna e expressa as emissões evitadas através do reflorestamento capaz de absorver o mesmo quantitativo de dióxido de carbono oriundo da opção de tração térmica tradicional. O volume de combustíveis que deixa de ser queimado e a comparação das eficiências energéticas dos ônibus tomados como referência apontam para o incremento de políticas públicas endereçadas aos benefícios energéticos e ambientais da eletrificação do transporte rodoviário.


Keywords: Veículos elétricos, eficiência energética, responsabilidade ambiental, emissões atmosféricas.


Para obter o arquivo completo, acesse:

 

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/Artigo-AnalisedeservicodetransportecomonibuseletricosemestradasparqueVELatinoAmericano2016.pdf

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DEVELOPMENT OF RECHARGE PANELS FOR ELECTRIC VEHICLES AT BUZIOS SMART CITY (2015)

 

Abstract: This paper presents the implementation of an electric vehicle infrastructure and the development of refuelling panels for electric cars and bicycles at "Buzios Smart City R&D Project", an initiative of Ampla a distribution company that is associated to the European Enel Group. The text describes aspects concerning the basic concept, selection criteria, measuring system, assembling, and pre-operational tests for the first few recharge panels that were installed in Buzios. The conclusions highlight several possibilities, including the data recording improvements that are crucial for the project with regards to managing electric vehicle fleets and predict their impacts on the distribution network.

 

Keywords:  electric vehicles; recharging infrastructure; metering; smart grids; impacts on the network.

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/DevelopmentofRechargePanelsforElectricVehiclesatBuziosSmartCity-LAPecorelliPeres.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RECARGA VEICULAR FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL INTEGRADA A REDE DE DISTRIBUIÇÃO (2015)


Abstract: O trabalho tem como objetivo realizar uma análise técnica e financeira da viabilidade da recarga veicular residencial feita através de energia fotovoltaica. Foi considerada uma unidade residencial localizada na cidade do Rio de Janeiro, com consumo médio mensal de energia elétrica de 511,5 kWh, e um veículo elétrico, utilizando como parâmetro o Nissan Leaf, visto que é o carro elétrico mais vendido do mundo até o ano de 2014. A opção de recarga fotovoltaica tem como finalidade reduzir a demanda de energia e contribuir para a redução da poluição ocasionada pelo aumento da geração de energia, além de diminuir a possibilidade de sobrecarga nos transformadores de distribuição em que as unidades residenciais estão conectadas. O sistema fotovoltaico por estar em um grande centro urbano será considerado conectado à rede de distribuição, sendo também verificada a compensação financeira para cada sistema analisado.

 


Keywords: Smart Grid, Recarga Veicular, Veículo Elétrico, Energia Solar.

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/Trabalho_RecargaVeicular_UERJ.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

MODELO DE SIMULAÇÃO ESTOCÁSTICA DA RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA (2015)


Abstract: Este trabalho apresenta um modelo de simulação para avaliação da recarga de veículos elétricos em redes de distribuição de energia com foco na adequação da capacidade dos transformadores. Com base em medições efetuadas foi possível o tratamento dos dados para a modelagem dos impactos do acréscimo desta demanda em transformadores de distribuição. O modelo de simulação permite avaliar o efeito de variáveis aleatórias relacionadas às distâncias previamente percorridas pelos veículos bem como ao instante da sua conexão à rede elétrica. Estes efeitos foram comparados considerando estas variáveis em termos determinísticos e permitiram concluir a importância da utilização destes métodos mais realistas para calcular a capacidade dos transformadores visando suprir esta nova demanda.

 

 

Keywords: Recarga de Veículos Elétricos, Simulação, Redes Inteligentes.

 

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/XVIIISPOLM140934ISSN1806-3632.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Desenvolvimento e Instalação de Painéis de Recarga Inteligentes para Veículos Elétricos no Contexto da Cidade Inteligente Búzios Perspectivas Visualizadas (2015)


Abstract: O Projeto de P&D “Cidade Inteligente Búzios”, uma iniciativa da Ampla Energia e Serviços S.A., prevê a implantação de uma infraestrutura de abastecimento para veículos elétricos na cidade de Armação dos Búzios, no Estado do Rio de Janeiro. O presente artigo tem por objetivos apresentar as diretrizes que nortearam a localização da rede de abastecimento e detalhar o desenvolvimento do projeto dos painéis de recarga para carros elétricos e bicicletas elétricas, nos quais foram inseridos de forma inovadora medidores de grandezas elétricas, especialmente adaptados para esta finalidade. No que tange ao projeto dos painéis de recarga são abordados aspectos relativos à sua concepção, aos critérios de seleção, à caracterização do sistema de medição, à montagem e aos testes pré-operacionais dos primeiros painéis de recarga do projeto e que foram instalados no Centro de Monitoramento e Pesquisa – CMP da Ampla em Búzios. As conclusões asseveram diversas possibilidades deste empreendimento, bem como das melhorias em curso para o registro de dados fundamentais ao desenvolvimento do projeto, visando à gestão de frotas de veículos elétricos e acima de tudo objetivando atender as normas vigentes de instalações elétricas inclusive a segurança dos seus usuários.


 

Keywords: Veículos Elétricos, Painéis de recargas, Rede inteligente de energia.

 

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/2015XVICBE.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Modelo De Simulação De Recarga De Veículos Elétricos Em Redes De Distribuição De Energia E Emissões Evitadas (2015)


Abstract: Este trabalho apresenta um modelo de simulação para avaliação da recarga de veículos elétricos em redes de distribuição de energia, com foco na adequação da capacidade dos transformadores. Com base em medições efetuadas, foi possível o tratamento dos dados para a modelagem de curvas de recarga de veículos elétricos e a análise do acréscimo da demanda da recarga em transformadores de distribuição. O modelo de simulação permite avaliar o efeito da variável relacionada ao horário da conexão dos veículos elétricos à rede elétrica, tanto de forma determinística quanto de forma aleatória. Estes efeitos forma comparados e permitiram concluir a importância da utilização deste método mais realista para calcular a capacidade dos transformadores, visando suprir esta nova demanda. Além disso, o trabalho apresenta indicadores dos benefícios ambientais da penetração dos veículos elétricos no que diz respeito às emissões evitadas ao se utilizar veículos elétricos à bateria em substituição aos tradicionais veículos à combustão interna.


Keywords: Recarga de Veículos Elétricos, Simulação, Redes Inteligentes de Energia, Meio Ambiente, Emissões.

 

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/XICNEG2015.pdf

  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Desenvolvimento e Instalação de Painéis de Recarga Inteligentes para Veículos Elétricos no Contexto da Cidade Inteligente Búzios (2015)

 

Abstract: O Projeto de P&D “Cidade Inteligente Búzios”, uma iniciativa da Ampla Energia e Serviços S.A., prevê a implantação de uma infraestrutura de abastecimento para veículos elétricos na cidade de Armação dos Búzios, no Estado do Rio de Janeiro. O presente artigo tem por objetivos apresentar as diretrizes que nortearam a localização da rede de abastecimento e detalhar o desenvolvimento do projeto dos painéis de recarga para carros elétricos e bicicletas elétricas, nos quais foram inseridos de forma inovadora medidores de grandezas elétricas, especialmente adaptados para esta finalidade. No que tange ao projeto dos painéis de recarga são abordados aspectos relativos à sua concepção, aos critérios de seleção, à caracterização do sistema de medição, à montagem e aos testes pré-operacionais dos primeiros painéis de recarga do projeto e que foram instalados no Centro de Monitoramento e Pesquisa – CMP da Ampla em Búzios. As conclusões asseveram diversas possibilidades deste empreendimento, bem como das melhorias em curso para o registro de dados fundamentais ao desenvolvimento do projeto, visando à gestão de frotas de veículos elétricos e acima de tudo objetivando atender as normas vigentes de instalações elétricas inclusive a segurança dos seus usuários.


 

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/XVICBE2015F3-DesenvolvimentoeInstalacaodePaineisdeRecargaInteligentesparaVeiculosEletricosnoContext.pdf


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Environmental Regulation and automotive industrial policies in Brazil: The Case of “INOVAR –AUTO “(2014)


Abstract: The Brazilian Government has recently pursued policies aimed to increase the country’s international competitiveness, particularly towards the industrial sector. In September 2012, a new law was passed in Congress creating a several fiscal incentives to promote technological innovation for industrial activities. With this law, a new automotive regime was designed (Inovar-Auto Program) in which a large reduction (up to 30 percent) of the federal value added tax (IPI) was granted in exchange for producers complying with innovation targets for all light duty vehicles based on several requirements for domestic production content, safety, and emission  targets during the period between 2013 and 2017. The emissions standards target is modest in international terms, although the new regulation seems to be efficient and incentive compatible. This paper will fist describe the emission profile of the Brazilian automobile fleet. Then, it will analyze, in detail, the emission component of the INOVAR-AUTO program. Additionally, the article explains the technological reasons of which the INOVAR-AUTO has design gaps where battery electric vehicles (BEV’S) are treated without differentiation. In fact, it is considered essential and it must take into account the renewable Brazilian electric matrix in contrast with its inefficient transportation matrix, which is very concentrated on road vehicles based on internal combustion vehicles (ICVs). A new classification is proposed for vehicle propulsion systems, along with a graphical tool in order better identify sustainability indicators. These tools are employed to justify a specific plan for BEVs considering the formation of a fund with a small taxation on ICVs aimed at lowering the cost of the most expensive component of BEVs – its electrochemical energy source. Based on that, the article proposes how to improve the design of regulatory and fiscal policies in Brazil to exploit the synergies with INOVAR-AUTO to set basis for nem pathways of emissions reduction in Brazilian automobile fleet, including the introduction of alternative instruments, such as feebate programs, and how they could create the basis for the promotion of electric vehicles (EVs) in Brazil. 

 

 Keywords: Electric Vehicles; Regulatory and Tax Bottlenecks; New Vehicle Classification; Brazilian INOVAR-AUTO and Feebate Adjustments; Tax Incentives; Federative Tax System. 

 

 Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/SIZEA4-LawAndBusinessReviewOfAmericasVOL20Summer2014Number3-309-420.pdf  


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ensaios de Sistemas de Recarga de Veículos Elétricos com Vistas à Mobilidade Urbana e o Planejamento de Redes de Distribuição (2014)

 

Abstract: Este trabalho apresenta uma metodologia de medição e análise dos dados de testes de recarga realizados com uma bicicleta elétrica no Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas – LSPV da UERJ. O texto descreve a utilização de um protótipo de um painel com este fim e no qual se adaptou um medidor inteligente bem como o emprego de um analisador de qualidade da energia para a coleta de amostras de penetração harmônica. Os dados registrados serviram de base para o desenvolvimento de um modelo de estimativa dos impactos sobre o carregamento de transformadores de distribuição. Destaca-se que este artigo foi produzido no âmbito do projeto de P&D/ANEEL “Desenvolvimento de Rede de Abastecimento de Veículos Elétricos para a Cidade Inteligente Búzios”, em parceria com a empresa Ampla Energia e Serviços de

Eletricidade S.A. As conclusões do trabalho assinalam que a metodologia de medição e de avaliação de impactos podem se aplicar aos diversos tipos de veículos elétricos rodoviários. Por fim, se enfatiza o cenário que se avizinha para o reabastecimento dos veículos elétricos tendo em vista a sua eficiência e afinidade com as redes inteligentes de energia e com o meio ambiente.

 

Keywords: Medição Inteligente, Metodologia de Aquisição de Dados, Mobilidade Urbana, Painéis de Recarga, Planejamento de Redes, Veículos elétricos.

 

 

 Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/SENDI2014-2473.pdf 

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Avaliação do uso de Veículos Elétricos por Seus Condutores em Atividades de Lazer e Serviços Públicos com Ênfase na Mobilidade da Cidade Inteligente Búzios (2014)


Abstract: Este trabalho tem como objetivo descrever o planejamento da avaliação o uso de veículos elétricos por seus condutores em atividades de lazer e serviços públicos com ênfase na mobilidade da cidade de Búzios no Estado do Rio de Janeiro e do plano básico de reabastecimento de veículos elétricos que está sendo realizado. O texto leva em conta os aspectos de mobilidade urbana e com especial ênfase a metodologia empregada para a avaliação do uso de bicicletas elétricas a partir da elaboração de modelos de questionários que procuram medir o nível de satisfação dos seus usuários. É apresentada uma descrição do município Armação de Búzios e a sua delimitação geográfica para Instalação de pontos de recarga; bem como os protótipos dos postos de recarga desenvolvidos pelo Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas – LSPV da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e já instalados no Centro de Monitoramento e Pesquisa em Búzios- CMP. Por fim, o trabalho mostra a descrição das iniciativas em curso com os veículos elétricos e o planejamento de aplicação de questionários para a avaliação do uso de bicicletas elétricas pelos usuários.

 

 

Keywords: Veículos Elétricos. Avaliação de Usuários, Mobilidade Urbana. Planejamento, Redes Inteligentes de Energia.

 

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/IdrisAdeyncaJida-Pecorellietalli-TextoFinal-VE2014.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Aplicativo para Estudos e Análises de Desempenhos de Veículos Elétricos (2014) 


Abstract: A crescente conscientização a respeito do aquecimento global tem contribuído para o aumento da substituição de utensílios baseados em queima de combustível fóssil por equipamentos elétricos de maior eficiência. Dentre estas substituições pode-se destacar a dos veículos de combustão interna por veículos elétricos. Apesar do amadurecimento coletivo com respeito à preservação do planeta, o fator decisivo na migração em massa do veículo de combustão interna para o elétrico ainda é o econômico. Para que os veículos elétricos possam atingir as mesmas características de aceleração, autonomia e conforto (climatização) dos de combustão interna há a necessidade de um aprimoramento das políticas públicas visando a viabilização dos veículos elétricos em prol da eficiência energética e do meio ambiente. Diante disto, este trabalho visa desenvolver um aplicativo que sirva de ferramenta para estimar a autonomia de veículo elétrico utilizando alguns parâmetros básicos, tais como o peso do veículo, potência e curva de rendimento do motor, tipo de bateria (com o respectivo coeficiente de Peukert) e proporcionar aos estudantes e pesquisadores uma ferramenta confiável para o estudo de um veículo elétrico em diversas situações. O aplicativo possui um caráter educativo e de promoção dos benefícios da tecnologia veicular elétrica. Inicialmente é apresentada a metodologia empregada no desenvolvimento do aplicativo e sua estrutura. Posteriormente são apresentados os resultados do aplicativo e a validação através da 2 comparação dos resultados com os existentes na literatura do artigo. O desenvolvimento deste artigo foi elaborado no âmbito das atividades do Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas - LSPV da UERJ que atua em parceria com a Ampla Energia e Serviços S.A, cujo Projeto de P&D Cidade Inteligente Búzios sob os auspícios da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL abrange o tema relacionado ao desempenho e abastecimento de veículos elétricos.


Keywords: Veiculo elétrico, Eficiência, Aplicativo, Autonomia.


 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/DavidSoares-TextoDefinitivo-FelixBarros-Pecorelli-VE2014.pdf

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

GRUVE: Uma Experiência de Disseminação Gratuita de Conhecimentos Sobre Veículos Elétricos em Escolas, em Empresas e Entidades Governamentais. (2014) 


Abstract: O Grupo de Estudos de Veículos Elétricos – GRUVE foi fundado em 2001, no âmbito da Faculdade de Engenharia da UERJ e funciona atualmente no Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas – LSPV. Um dos projetos do GRUVE elegeu a área de extensão acadêmica com o objetivo de transferir conhecimentos sobre a tecnologia veicular elétrica para sociedade com ênfase nos seus benefícios para o desenvolvimento social e econômico, o aumento da eficiência energética do setor de transporte, a diminuição de danos ao meio ambiente e o aumento da qualidade de vida. Este texto apresenta esta experiência aprovada pela Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da - SR-3 da UERJ.


Keywords: veículos elétricos, extensão de conhecimentos à sociedade, eficiência energética, meio ambiente, matriz energética.


 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/GRUVEUMAEXPERIeNCIADEDISSEMINAcaoGRATUITA.pdf

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Electric Vehicles, Energy Efficiency, Taxes, and Public Policy in Brazil (2013)

 

Abstract: Within the current global scenario, which strives for energy efficiency and environmental protection, there is discussion of tax incentive possibilities as environmentally-oriented public policy tools, in which taxes are not perceived as a traditional fundraising device (fiscal taxation), but rather through their non-fiscal potentiality (extrafiscality). The suggestions of tax policy models aimed at environmental protection found, as a case study,that the context of electric vehicles in Brazil is that they are the victims of legislation that does not take into consideration the basic principles of physics and ecology and does not envisage the most efficient and less polluting transportation models. Moreover, taking as a reference the successful public policies in other countries, the study proposes measures that include tax incentives for the development of sustainable transport in Brazil and take into account the new paradigm represented by electric vehicles.

 

 

Keywords: tax incentives, non-fiscal taxation (extrafiscality), sustainable development, public policies, energy efficiency, environmental protection, electric vehicle.

 

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/19-1-LawandBusiness.pdf


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Análise Energética do Setor de Transporte e Justificativas em Prol da Utilização do Veículo Elétrico. (2013) 


Abstract: Atuam neste projeto o Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas - LSPV, coordenado pelo Professor Adjunto Luiz Artur Pecorelli Peres da Faculdade de Engenharia, e o Laboratório de Políticas Públicas - LAPPJUS, tendo como líder o Professor Titular José Marcos Domingues de Oliveira da Faculdade de Direito. Esta parceria decorre da lei automotiva no Brasil estar desatualizada uma vez que não incorporou os sistemas de tração rodoviária elétricos que inclusive já são plenamente comercializados em diversos países. Ademais, de forma incoerente, considera os impostos incidentes sobre a produção, comercialização e licenciamento de veículos elétricos, na sua totalidade, sejam bem maiores que aqueles para veículos a combustão interna apesar da sua pouca eficiência. Assim a missão do LSPV nesta parceria com o LAPPJUS é identificar os fundamentos e justificativas de caráter tecnológico para que sejam elaboradas propostas com base jurídica que induzam o desenvolvimento da tecnologia veicular 2 elétrica no país. É importante destacar que o setor de transporte no Brasil concentrase excessivamente no modo rodoviário que utiliza de maneira majoritária os veículos baseados em combustão interna. Cerca de 80% da população vive em centros urbanos e em decorrência as emissões atmosféricas destas fontes móveis nestas áreas provocam danos consideráveis à qualidade do ar com repercussões de alto custo para sociedade. O enfrentamento deste problema está relacionado à busca de uma maior eficiência energética no transporte. Neste sentido, a tecnologia veicular elétrica se mostra bem atrativa para uma mudança deste cenário mediante a introdução de políticas públicas, conforme demonstrado neste trabalho.

 

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/AnaliseEnergticadoSetordeTransporteeJustificativasemProldaUtilizadoVeculoEletrico.pdf

 

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Infra-Estrutura para a Medição e Aquisição de Dados de Desempenho de Veículos Elétricos. (2013) 


Abstract: O trabalho em pauta foi precedido pela conversão de uma Kombi para tração elétrica fruto de uma parceria da UERJ com o Núcleo de Tecnologia Automobilística – NTA do CEFET-RJ em Maria da Graça. Contou-se com o patrocínio da WEG e a SATURNIA bem como os apoios da Light Serviços de Eletricidade S.A., da Fundação Rotariana para a Educação do Trabalho e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE. Esta Kombi que recebeu um troféu no evento internacional Challenge Bibendum 2010 e serve atualmente como plataforma para diversos experimentos. Neste sentido, o Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas – LSPV onde funciona o Grupo de Estudos de Veículos Elétricos - GRUVE da Faculdade de Engenharia da UERJ está desenvolvendo procedimentos de medição e aquisição de dados de desempenho do banco de baterias da Kombi. Este projeto descreve o desenvolvimento de infra-estrutura projetada para suporte do conjunto de instrumentos envolvidos, inclusive computador que deverão estar a bordo da Kombi de forma segura bem como o planejamento das experiências a serem realizadas. A importância deste projeto é fundamental, pois visa propiciar dados fundamentais para a modelagem matemática do funcionamento de baterias de veículos elétricos para a análise do seu desempenho. Tendo em vista que a Kombi é utilizada como um laboratório, diversos treinamentos de aquisição de dados de desempenho de veículos elétricos estão sendo realizados no âmbito do projeto de P&D/ANEEL Smart City Búzios. Neste sentido os autores manifestam os seus agradecimentos pelo apoio da empresa Ampla Energia e Serviços S.A. para este desenvolvimento.

 

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/Infra-EstruturaparaMedicao.pdf


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Infrastructure Plan for Charging Stations for Electric Vehicles in Rio de Janeiro.(2012) 


Abstract: This paper is intended to present a plan for installing a network of electric vehicle charging stations in the city of Rio de Janeiro. It is important to underline the fact that this text results from a research and development project called Planning and Analysis Methodology for the Implementation of Electric Vehicles in Transport Activities in the realm of the Brazilian electric energy regulatory agency, ANEEL, carried out by the distribution power company Light S.E.S.A. in partnership with the Vehicle Propulsion Systems and Electrochemical Sources Laboratory of the Rio de Janeiro State University – UERJ.


Keywords: EV (electric vehicle), charging, infrastructure, smart grid, environment.


 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/EVS26PecorelliPeresID1727DEL2190146.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Benefícios Energéticos e Ambientais da Utilização de Triciclos Elétricos em Centros Urbanos no Brasil (2012) 


Abstract: A seção V do texto The Future we want, resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - RIO + 20 enfatiza os temas relativos à eficiência energética nos setores de transporte e a adoção de incentivos com este fim. O grupo de Estudos de Veículos Elétricos – GRUVE da UERJ desde a sua fundação em 2001 vem se dedicando a este tema. Em 2011 a Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE alertou que apesar da interessante iniciativa em prol da mobilidade urbana quanto à utilização de triciclos para movimentação de cargas no centro da cidade do Rio de Janeiro e adjacências, tais veículos funcionam à combustão interna. Esta observação motivou um estudo realizado pelo GRUVE com o objetivo de avaliar os benefícios energéticos e ambientais, caso estes triciclos pudessem dispor de tração elétrica. O trabalho constata para esta opção a existência de benefícios econômicos, energéticos e ambientais. 


Keywords: veículo elétrico, triciclo, recarga, infraestrutura, meio ambiente.


 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/BeneficiosdaUtilizacaodeTriciclosEletricosFINAL.pdf

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concepção e Desenvolvimento de Eletropostos para Empresas de Energia Elétrica (2011)  

 

Abstract: Power utilities companies have an important role in the penetration of electric vehicles in the market.  This paper focuses a research on transport efficiency. Specifically the text deals with the development of a charge station prototype in order to simulate these installations and to study the introduction of new standards. Copyright © 2011 CBEE/ABEE. 

 

Keywords: Eficient Transport, Charging Station, Electric Vehicle, Power Quality, Smart Grid, Measuring System, Telemetering. 

 

Para obter o arquivo completo, acesse: 

 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/86104_1x.pdf 



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Analysis of the Use of Electric Vehicles by Electric Utility Companies Fleet in Brazil (2011) 


Abstract: The urgent need to reduce greenhouse gas emissions along with growing energy security concerns has driven the search for alternatives to the internal combustion engine vehicle. One of the most promising solutions being considered is the electric vehicle. The commercialization of electric vehicles is expected to instigate an array of new business opportunities for electrical utilities, particularly with the advent of the smart grid. This article presents the findings from a study on the potential for electric vehicle deployment into a commercial fleet; focusing particularly on fleet range requirements, economic feasibility and environmental impacts.


Keywords:  Electrical vehicle, greenhouse emissions, commercial fleet, distribution utilities.


Para obter o arquivo completo, acesse:

 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/AnalysisoftheUseofElectricVehiclesbyElectricUtilityCompaniesFleetinBrazil.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Níveis Quantitativos de Eficiência e Emissões de Sistemas de Propulsão Veicular(2011) 


Abstract: The objective of this work is to establish a method to evaluate the merit levels for several types of modern road cars in order to contribute to its performance analysis. Two combined criteria are discussed and considered: the energy consumption and the specific dioxide carbon emissions. With these two elements is possible to obtain the total cost of energy and social damage during the vehicles useful life and determine a corresponding merit sequence. Consistent results were achieved utilizing the Simpson’s and Ostermayer’s equations for calculating the vehicle energy consumption and for CO2 emissions, respectively. Copyright © 2011 CBEE/ABEE.


Keywords:  electric vehicles, vehicular efficiency, environment, emissions, merit level.


Para obter o arquivo completo, acesse:

 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/87200_1p.pdf

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Cenários Para o Mercado de Veículos Elétricos na Cidade do Rio de Janeiro (2011) 


Abstract: This paper discusses the strategies for electric vehicle penetration in the market. It was verified that the role of power utilities companies as promoting agents of this new business is recommendable and the electric vehicle is a fundamental element which adds value to the smart grids. The application of a forecast methodology to get the energy consumption from these vehicles in the metropolitan area of Rio de Janeiro shows a well promising perspective for the next ten years. In fact, the increases of energy sales and the additional benefits do not require big investments from the studied company, including in its network. Copyright © 2011 CBEE/ABEE.  


Keywords: Electric Vehicles, Smart Grid, Panning, Power Distribution, Market.


Para obter o arquivo completo, acesse:

 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/85010_1x.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Test Procedures and Measurements for Recharge Evaluation of Battery Electric Vehicles in Power Concessionaires in Brazil. (2009)

 

Abstract: This text focuses test procedures and measurements carried out with a battery electric vehicle. In fact, it is part of a pioneering research in Brazil whose the main objective was to elaborate a battery recharge test methodology for performance evaluation of EVS.  It is considered an important step for future electric vehicle utilization in the scope of concessionaires transport activities as well of their customers. During the research it was verified that the proposed test procedures and the specified instruments are adequate.

Keywords: Energetic efficiency, state of charge, battery recharge, linear regression, electric vehicles.


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/pecorelliperes4480395EVS24final.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

State of Charge Estimation of Sealed Lead-Acid Batteries used for Electric Vehicles (2009)


Abstract: The various estimation methods for the state of charge of the sealed lead-acid battery have been proposed. However, any method can not accurately predict the residual capacity. A new equation of estimating the residual capacity of the sealed lead-acid battery is proposed. The experiments were performed for verification of the proposal estimation.


Keywords: State of charge,Lead-Acid Battery. 


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/SoC-EstimatorofSealedBattery.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Estudos Realizados para o Estabelecimento de Metodologia de Análise e Avaliação de Desempenho de Veículos Elétricos (2009)


Abstract: Este trabalho desenvolveu uma metodologia de avaliação de desempenho de veículos elétricos (VE) a bateria para atuar em frotas de empresas distribuidoras de energia elétrica para atender ao seu planejamento estratégico e às suas políticas socioambientais. Diversos aspectos de interesse foram estudados de forma à identificar os benefícios da sua utilização, inclusive no tocante ao funcionamento do veículo, oportunidades, procedimentos, legislação, opinião e difusão tecnológica.

 

Keywords:  baterias, energia alternativa, meio ambiente, sistema elétrico, veículos elétricos.


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/RevistadePesquisaeDesenvolvimentodaANEELPeD.pdf


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Experiência de Recarga de Moto Elétrica Através de Rede Elétrica Local  e de Célula Fotovoltaica - Análise Comparativa Sob o Ponto de Vista de Geração de Harmônicos. (2007)


Abstract: Este texto é motivado pelo impacto ambiental das emissões causadas por motocicletas convencionais que, no Brasil, é agravado pela ausência de catalisadores, apresentando, portanto, fatores de emissão elevados. A substituição gradativa destas motocicletas por aquelas de tração elétrica é uma alternativa considerada viável. O trabalho apresenta resultados da pesquisa aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que visa avaliar o desempenho de veículos elétricos atuando em frotas de empresas distribuidoras de energia. Neste contexto, faz-se necessário um exame exploratório do desempenho dos retificadores atualmente empregados na recarga destes veículos. No presente artigo são descritos os ensaios realizados de recarga de bateria de uma moto elétrica, de pequeno porte, utilizando como fontes de alimentação de corrente alternada um inversor acoplado a um sistema fotovoltaico e a própria rede elétrica local. O objetivo é apresentar uma análise comparativa entre o abastecimento realizado a partir de cada sistema de alimentação citado, enfocando, principalmente, os aspectos relacionados à qualidade da energia.

 


Keywords:   recarga de bateria, motos elétricas, célula fotovoltaica, qualidade da energia.


Para obter o arquivo completo, acesse:

 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/VE2007Lellis_LappVfinalCORRIGIDA.pdf

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Avaliação de Desempenho de Veículos Elétricos em Frotas de Empresas Distribuidoras: Uma Proposta para o Planejamento Experimental (2007)


Abstract: Em função da pouca experiência com veículos elétricos, há incertezas com relação ao impacto da introdução destes veículos em frotas comerciais. Para mitigar esta incerteza, alguns ensaios são necessários, de forma a possibilitar uma avaliação da performance dos veículos elétricos, segundo alguns indicadores selecionados, tais como: o rendimento (kWh/km), a autonomia (km), o tempo médio de recarga da bateria e os estados de carga da bateria. A performance de um veículo elétrico também depende de uma variedade de fatores externos, e das interações entre eles, tais como a distância percorrida, o tipo de percurso, e o peso transportado. Portanto, uma avaliação dos efeitos e da significância destes fatores também se faz necessária. Para alcançar este objetivo, o presente trabalho apresenta um plano experimental a ser adotado nos ensaios com o veículo elétrico, bem como uma descrição resumida das técnicas estatísticas subjacentes para a análise dos dados experimentais coletados.


Keywords:   planejamento de experimentos, planejamento fatorial, veículo elétrico.


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/IVCongressoBrasileirodeinovaoTecnolgicaemEnergiaEltrica-CITENEL.pdf



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Análise e Estudos da Conversão de uma Kombi para Tração Elétrica. Projeto Conjunto da UERJ e CEFET - RJ (2007)


Abstract: Este trabalho descreve os estudos e análises conduzidas no âmbito do Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas da Faculdade de Engenharia da UERJ e do Núcleo de Tecnologia Automobilística – NTA do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET / RJ visando a conversão de uma Kombi para tração elétrica. O texto aborda a concepção desta iniciativa e os cálculos básicos realizados para a efetivação do projeto. A experiência é considerada muito enriquecedora no que tange ao aprendizado das equipes participantes com relação aos aspectos técnicos relacionados à adequação dos componentes fornecidos pelos patrocinadores para transformação do veículo disponível. Outro ponto de destaque se refere aos desafios de comunicação uma vez que diversas tarefas e atividades são realizadas em diferentes locais. O objetivo do projeto é de caráter educativo e de promoção dos benefícios da tecnologia veicular elétrica. 


Keywords: conversão de veículos elétricos, motores elétricos, baterias, simulação. 


Para obter o arquivo completo, acesse: 

 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/AnaliseEstudoConversaoKombi.pdf



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Avaliação de Desempenho de Veículos Elétricos em Frotas de Empresas Distribuidoras Uma Proposta para o Planejamento Experimental (2007)


Abstract: Em função da pouca experiência com veículos elétricos, há incertezas com relação ao impacto da introdução destes veículos em frotas comerciais. Para mitigar esta incerteza, alguns ensaios são necessários, de forma a possibilitar uma avaliação da performance dos veículos elétricos, segundo alguns indicadores selecionados, tais como: o rendimento (kWh/km), a autonomia (km), o tempo médio de recarga da bateria e os estados de carga da bateria. A performance de um veículo elétrico também depende de uma variedade de fatores externos, e das interações entre eles, tais como a distância percorrida, o tipo de percurso, e o peso transportado. Portanto, uma avaliação dos efeitos e da significância destes fatores também se faz necessária. Para alcançar este objetivo, o presente trabalho apresenta um plano experimental a ser adotado nos ensaios com o veículo elétrico, bem como uma descrição resumida das técnicas estatísticas subjacentes para a análise dos dados experimentais coletados. 


Keywords: planejamento de experimentos, planejamento fatorial, veículo elétrico.


Para obter o arquivo completo, acesse: 

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/AnalisedeDesenvolvimento.pdf



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aplicações da Tecnologia Veicular Híbrida Visando o Maior Acesso ao Transporte e a Energia Elétrica no Meio Rural e Urbano em Prol do Desenvolvimento Sustentável (2007)


Abstract: O transporte no Brasil é exercido de forma majoritária no modo rodoviário. Esta característica afeta significativamente os custos dos deslocamentos tanto no meio urbano como no meio rural tendo em vista os preços elevados dos combustíveis. O ingresso do país na tecnologia veicular elétrica híbrida e a sua comercialização permitem visualizar diversas oportunidades para a diminuição de gastos operacionais, maior eficiência energética e uma significativa melhoria da qualidade do ar. Em decorrência, há benefícios palpáveis para a população, em geral, inclusive a redução das emissões de gases de efeito estufa, com a qual se antevê a utilização dos créditos de carbono preconizado pelo Protocolo de Kyoto. Destacam-se, ainda, aplicações mais abrangentes que não se limitam exclusivamente ao funcionamento destes veículos apenas no modo de tração. Neste sentido, este trabalho apresenta uma análise  em que se acrescenta a estes veículos a função de atuarem também como geradores quando estiverem estacionados, uma vez que, dispõem destes dispositivos a bordo para a recarga das suas baterias. Esta concepção é viável e permite um maior acesso ao transporte e à energia elétrica pelas populações em desenvolvimento com amplos benefícios energéticos e ambientais.

Keywords:  veículo híbrido, transporte, meio rural, meio urbano, desenvolvimento, sustentabilidade.

Para obter o arquivo completo, acesse:
 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/WFWEO2007pecorelliVREF.pdf

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Avaliação dos Benefícios Energéticos e Ambientais da Utilização de Veículos Elétricos de Pequeno Porte no Brasil (2006)


Abstract: Este trabalho tem por objetivo apresentar o processo de recarga de veículos elétricos de pequeno porte nas redes de baixa tensão. A crescente utilização deste tipo de veículo no Brasil faz necessária uma avaliação da sua demanda energética a fim de se analisar as oportunidades de mercado para as empresas distribuidoras. É apresentado um estudo de caso de uma área metropolitana constatando-se amplos benefícios energéticos e para o meio ambiente tendo em vista o emprego dos veículos elétricos considerados.

Keywords:  veículo híbrido, transporte, meio urbano, desenvolvimento, sustentabilidade.

Para obter o arquivo completo, acesse:
 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/AvaliacaodosBeneficiosEnergeticoseAmbientaisdaUtilizacaodeVeiculosEltricosdePequenoPortenoBrasil.pdf

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Análise de Desempenho dos Veículos Elétricos por Simulação Computacional  (2005)


Abstract: Perante a crescente poluição da atmosfera, tornou-se necessária à procura por tecnologias que possam diminuir os danos ambientais decorrentes. Neste cenário, um dos principais vilões são os veículos a combustão interna cujas emissões são nocivas à saúde e também provocam, adicionalmente, desequilíbrios no efeito estufa do planeta. Além do aspecto das emissões, tais veículos são fontes de poluição sonora de grande magnitude nos centros urbanos. Para fazer face a estes impactos, os veículos elétricos constituem uma alternativa viável, pois podem diminuir de forma sensível os efeitos descritos. Neste trabalho é apresentado um estudo do desempenho de um veículo elétrico típico, a bateria, com motor de corrente contínua, através de simulações computacionais das variáveis de interesse em um percurso típico. São caracterizados os dados de entrada e os resultados obtidos em forma de tabelas e gráficos. As análises efetuadas permitem estabelecer conclusões satisfatórias quanto a maior eficiência e economia da utilização dos veículos elétricos.

Keywords: Veículo elétrico, meio-ambiente, simulação, transporte, energia.

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/AnalisedeDesempenhodosVeiculosEltricosporSimulacaoComputacional.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A Divulgação de Conhecimentos através de CDs sobre Veículos Elétricos. Experiência de um Projeto de Extensão que Propiciou Implantar um Laboratório de Sistema de Propulsão Veicular. (2004)


Abstract: A importância dos veículos elétricos se justifica nos dias atuais como alternativa aos danos causados ao meio ambiente pelo setor de transportes que utiliza maciçamente combustíveis fósseis. No Brasil este aspecto é bastante crítico tendo em vista a prevalência quase que exclusiva do modo rodoviário neste setor.


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/Artigo-RevistaInteragir2004-DivulgacaodeVeiculosEletricos.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Avaliação do Estado de Carga de Baterias Utilizando um Modelo Híbrido das Equações de Peukert e Shepherd (2004)

 

Abstract: As baterias constituem uma fonte essencial de energia. Elas estão presentes em situações nas quais se deseja armazenar energia e aparecem associadas a diversos sistemas de produção. A eficiência energética nestas aplicações é imprescindível e desta forma é desejável o conhecimento do seu estado de carga após períodos de descarga visando prever a capacidade ainda disponível. Este trabalho apresenta uma modelagem matemática deste problema a partir de um tratamento híbrido das equações de Peukert e Shepherd levando em conta o comportamento não linear do período de descarga. Os resultados obtidos estão em coerência com testes disponíveis na literatura técnica e o modelo mostra-se satisfatório para acoplá-lo em rotinas de simulação, nos quais os bancos de bateria estejam sujeitos a correntes de descarga variáveis, como, por exemplo, no caso de trajetos realizados com veículos elétricos.


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/Pecorelli-Thayse-CitadoXCBE.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Geração Distribuída Através de Veículos Elétricos Híbridos (2004)


Abstract: O ingresso do Brasil na tecnologia veicular elétrica híbrida através comercialização de ônibus deste tipo, permite visualizar diversas oportunidades de aplicação destes veículos. Soma-se a isto, o sucesso de automóveis elétricos híbridos lançados por conceituadas indústrias do ramo no exterior, o que demonstra o inequívoco surgimento de uma nova opção de transporte. Todavia, esta mudança está ocorrendo acompanhada de possibilidades mais abrangentes que não se limitam exclusivamente ao modo de tração destes veículos. Estudos conduzidos anteriormente preconizam a utilização da tecnologia veicular elétrica, no Brasil, não apenas como meio de transporte de baixo consumo e reduzidas emissões, pois estes veículos podem constituir uma opção de geração distribuída quando estiverem estacionados [1,2]. Neste caso, dois níveis principais de atuação são antevistos: o primeiro referese ao funcionamento puramente como gerador de energia elétrica, por exemplo, por ocasião de emergências na rede de energia. O segundo nível de emprego, mais sofisticado, remete ao funcionamento do veículo elétrico híbrido como co-gerador, isto é, com o aproveitamento das energias elétrica e térmica disponíveis. Este texto analisa o potencial de utilização destes ônibus em geração distribuída. 


Keywords: geração distribuída, veículos elétricos, energia, eficiência energética, meio ambiente, cogeração.


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/ixsepopepecorellivfinal.pdf



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Subsídios Metodológicos Para A Avaliação Das Emissões Anuais De Veículos Leves Em Regiões Metropolitanas (2003) 


Abstract: O trabalho em pauta apresenta uma metodologia de tratamento das emissões veiculares em centros urbanos visando a obtenção de um inventário de referência, em bases anuais, das substâncias principais consideradas nestes levantamentos, a saber: material particulado, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, monóxido de carbono, hidrocarbonetos. Adicionalmente, inclui-se o dióxido de carbono, devido a sua importância relacionada com os desequilíbrios que afetam o efeito estufa. O inventário de referência tem como base a formulação e estabelecimento de um processo estocástico originário de três conjuntos de variáveis referentes aos grupos de veículos da frota: idade cronológica, ano de fabricação, “kilometragem” anual percorrida.  Os grupos de veículos, em geral, são classificados numa primeira fase em termos de faixas de cilindradas ou potência.  A este modelo podem então ser agregados dados de emissão, como, por exemplo, aqueles divulgados pelo levantamento do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT, levando-se em conta os fatores de correção cabíveis de forma a considerar o ano de fabricação e a “kilometragem” acumulada. Este procedimento inicial, uma vez instalado, permite uma estimativa preliminar do total das emissões anuais veiculares bem como a avaliação de tendências e prognósticos da frota sob exame e assim sejam elaboradas medidas e controles da qualidade do ar urbano. Ao lado destas ações entendidas como imprescindíveis, pois constituem o arcabouço para evoluir para outras incursões que visem aprimorar este processo, dá-se ensejo neste texto a utilização de dados provenientes das vistorias em veículos realizadas pelos órgãos de trânsito que disponham de espectrofotômetros instalados. Apesar destas vistorias visarem o controle das emissões dos hidrocarbonetos e monóxido de carbono, no caso dos veículos leves, e serem realizadas em “marcha lenta” é sugerido neste texto um tratamento inovador destes dados com o objetivo de averiguar a possibilidade dos mesmos servirem para obtenção dos fatores de emissão destes poluentes. Nestas circunstâncias cabe o uso da simulação estatística e da análise de correlação no sentido de demonstrar a validade desta concepção, pois presume-se a existência  de valores obtidos de ensaios de emissões veiculares obtidas com dinamômetro a serem tomados como comparação.


Keywords:  Poluição do Ar, Emissões Veiculares, Qualidade do Ar, Inventário de Emissões, Desenvolvimento Urbano.
O trabalho em pauta apresenta uma metodologia de tratamento das emissões veiculares em centros urbanos visando a obtenção de um inventário de referência, em bases anuais, das substâncias principais consideradas nestes levantamentos, a saber: material particulado, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, monóxido de carbono, hidrocarbonetos. Adicionalmente, inclui-se o dióxido de carbono, devido a sua importância relacionada com os desequilíbrios que afetam o efeito estufa. O inventário de referência tem como base a formulação e estabelecimento de um processo estocástico originário de três conjuntos de variáveis referentes aos grupos de veículos da frota: idade cronológica, ano de fabricação, “kilometragem” anual percorrida.  Os grupos de veículos, em geral, são classificados numa primeira fase em termos de faixas de cilindradas ou potência.  A este modelo podem então ser agregados dados de emissão, como, por exemplo, aqueles divulgados pelo levantamento do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT, levando-se em conta os fatores de correção cabíveis de forma a considerar o ano de fabricação e a “kilometragem” acumulada. Este procedimento inicial, uma vez instalado, permite uma estimativa preliminar do total das emissões anuais veiculares bem como a avaliação de tendências e prognósticos da frota sob exame e assim sejam elaboradas medidas e controles da qualidade do ar urbano. Ao lado destas ações entendidas como imprescindíveis, pois constituem o arcabouço para evoluir para outras incursões que visem aprimorar este processo, dá-se ensejo neste texto a utilização de dados provenientes das vistorias em veículos realizadas pelos órgãos de trânsito que disponham de espectrofotômetros instalados. Apesar destas vistorias visarem o controle das emissões dos hidrocarbonetos e monóxido de carbono, no caso dos veículos leves, e serem realizadas em “marcha lenta” é sugerido neste texto um tratamento inovador destes dados com o objetivo de averiguar a possibilidade dos mesmos servirem para obtenção dos fatores de emissão destes poluentes. Nestas circunstâncias cabe o uso da simulação estatística e da análise de correlação no sentido de demonstrar a validade desta concepção, pois presume-se a existência  de valores obtidos de ensaios de emissões veiculares obtidas com dinamômetro a serem tomados como comparação .


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/PECORELLI22CBES.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Análise das Possibilidades da Utilização de Veículos Elétricos Híbriddos na Geração Distribuída Móvel (2003) 


Abstract: Este trabalho analisa as oportunidades e dilemas que decorrem do atual estágio tecnológico dos veículos elétricos - VEs. Um tipo de VE, o veículo híbrido elétrico – VHE, quando estacionado, pode operar como um gerador distribuído móvel e ainda prover serviços ancilares tais como reserva de potência não centralizada e suprir energia elétrica e água quente. De fato o conceito de veículo co-gerador é usado neste trabalho. Este conceito amplia as opções de suprimento de energia e consequentemente, do planejamento estratégico dos serviços de eletricidade.


Keywords:  Geração Distribuída, Veículos Elétricos Híbridos, Eficiência Energética, Meio Ambiente, Planejamento.

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/ANALISEDASPOSSIBILIDADESDAUTILIZACAO.pdf

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Analysis and Discussion on Energy Supply to Non-Road Electric Vehicles in Brazil (2002)

 

PECORELLI PERES, Luiz A.,  HORTA, Luiz A. N.,  LAMBERT TORRES, Germano., IEEE POWER ENGINEERING SOCIETY - T&D 2002 LATIN AMERICA  CONFERENCE, São Paulo – Brazil (March 18-22, 2002)

 

Abstract: This work describes the recharging supply of non-road electric vehicles acting in urban areas in Brazil. The fast penetration of these vehicles in the market imposes the introduction of new methodologies and procedures for planning studies in order to evaluate their possible effects on demand load and energy in a typical power system distribution area. A performance analysis of these vehicles is developed and additionally it is calculated the fuel savings and emissions avoided if internal combustion vehicles were utilized instead of non-road electric vehicles. The results show that the utilization of these vehicles  presents potential opportunities for utilities and users with the advantage  of diminishing the air pollution.

 

 


Keywords: distribution systems, electric vehicles, energy, air pollution.


Para obter o arquivo completo, acesse: 

 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/ieeet-d2pes.pdf

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Veículos Elétricos: O Limiar de uma Era de Transição onde o “Hipercarro” É Também Fonte de Energia  (2002)


Abstract: Este trabalho procura discutir as oportunidades e dilemas que se apresentam para as empresas de eletricidade em decorrência das perspectivas provenientes do atual estágio tecnológico dos veículos elétricos. Novas concepções e modalidades permitem visualizar o carro elétrico não apenas como um novo consumidor cujas baterias necessitam ser recarregadas e com possibilidades de aumentar o faturamento das companhias de suprimento elétrico. Visualiza-se também, o carro elétrico como possível fonte de energia uma vez que a propulsão na forma híbrida, por exemplo, permite que parte do seu combustível se destine a alimentação do motor, quando em movimento e outra parte, excedente, contribua para o fornecimento energético da rede, quando estacionado. Surge desta maneira, o conceito de hipercarro, utilizado neste texto, que amplia desta maneira as opções de geração distribuída e torna importante o exame pelas empresas energéticas.


Keywords: Planejamento, Meio Ambiente, Veículos Elétricos, Geração Distribuída, Transporte. 


Para obter o arquivo completo, acesse:  http://www.gruve.eng.uerj.br/download/pecorellisepopeviii.pdf


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Evaluation of Soft Switching for EV and HEV Motor Drivers (2001) 

 

EHSANI, Mehrdad, RAHMAN, Khwaja M., BELLAR, Maria D., SEVERINSKY, Alex J., IEEE TRANSACTIONS ON INDUSTRIAL ELECTRONICS, VOL. 48, NO. 1, FEBRUARY 2001 

 

Abstract: Soft switching has the potential of reducing switch stresses and of lowering the switching losses as compared to hard switching. For this reason, several soft-switching topologies have been presented in the literature. Each topology has some advantages. Their operation, however, requires additional active and/or passive elements. This introduces additional coast and complexity. To understand the effectiveness of soft-switching technique, when applied to electric vehicles (EV) and hybrid electric vehicle (HEV) systems, it may be necessary to first evaluate their system requirements and performance. This evaluation process would require knowledge of vehicle dynamics. The vehicle load requires a special torque-speed profile from the drivetrain of minimum power ratings to meet the vehicle’s operational constraints, such as initial acceleration and gradability. The selection of motor and its control for EV and HEV applications are dictated mainly by this special torque-speed requirement. As a consequence, this requirement will have a strong influence on the converter operation. This paper makes an attempt to evaluate EV and HEV running in both standard Federal Test Procedure 1975 city driving and highway driving cycles. A simplified analysis will be carried out for several of most commonly used electric motors operating on the optional torque-speed profile. Special attention is given to the converter conduction and switching losses. By analyzing the switching losses, and by assuming that an ideal soft-switching scheme will have zero switching losses, one can evaluate the improvement in the system efficiency if a soft-switching control is used. The relative significance of soft switching for EV and HEV system will then be established.   

 

Keywords: Electric vehicle/hybrid electric vehicle soft-switching evaluation, soft-switched electric vehicle/hybrid electric vehicle motor drives, soft switching.

 

Para obter o arquivo completo, acesse:  http://www.gruve.eng.uerj.br/download/EvaluationofSoftSwitchingforEVandHEVMotorDrivers-PDFSITEGRUVE.pdf

 


Diesel Power Generation on Rural Areas in Brazil and Efective Opportunities for Renewable Sources (2001)

 

PECORELLI PERES, Luiz A.,  HORTA, Luiz A. N.,  LAMBERT TORRES, Germano. Proceedings of the 5th CSCC-MCP-MCME 2000 WORLD MULTICONFERENCE WSES/IEEE, Edited by N.E. Mastorakis,  Rethymno, Greece (July 8-15, 2001)

 

Abstract: This work focuses the evaluation of air emissions from Diesel power generation, as a externality to be considered, in the decision process to choose other energetic supply alternative in rural remote areas

 

Keywords: Energy, environment, power generation, country area, planing.


Para obter o arquivo completo, acesse:
http://www.gruve.eng.uerj.br/download/DieselPowerGeneration.pdf

  

 

Discussão e Estimativa das Emissões Indiretas Provocadas Pelos Veículos a Gasolina na Bacia Aérea III da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. (2000)

 

PECORELLI PERES, Luiz A., GOLUB, Aron, HORTA, Luiz A. N.,  LAMBERT TORRES, Germano. XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, Rio de Janeiro, Outubro de 2000.

 

Abstract: Several studies have showed the influence of the gasoline automobiles on air quality in urban centers. Recent calculations confirm this behavior in the Air Shed III of the Rio de Janeiro Metropolitan Region (RJMR). In order to evaluate the air pollution impacts from these vehicles it is important to investigate the indirect emissions, i. e., those originated from the gasoline production, at the refineries, and  from the delivering and refueling process. This text presents an estimate of the indirect emissions in the RJMR. The results indicate that these emissions are significant and encourage to continue this project.

 

Keywords: air pollution, automobiles, emissions, urban centers

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/DiscussoeseEstimativasFINAL.pdf

 

 

Considerations about Electric Vehicles Impacts on Daily Load and Environment (2000) 

 

PECORELLI PERES, Luiz A.,  HORTA, Luiz A. N.,  LAMBERT TORRES, Germano. Proceedings of the 4th CSCC-MCP-MCME 2000 WORLD MULTICONFERENCE WSES/IEEE, Edited by N.E. Mastorakis, Athens, Greece (July 10-15, 2000)

 

Abstract: The city transportation mix increase towards the use of battery powered vehicles. In view of the latter technological improvements provided by the makers of these cars there are potential gains for the electric utilities companies supply these vehicles. Furthermore, this means an effective oil fuel consumption reduction, and additional air and noise pollution decrease.  This text purposes a probabilistic analysis of the impacts on daily load curves in view of vehicle battery recharges. Also discuss some energy and environmental effects.

 

Keywords: vehicles, batteries, planning, environment, energy.

 

Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/ConsiderationsaboutElectricVehiclesImpactsonDailyLoadandEnvironment.pdf

 

_____________________________________________________________________________________________________

 

Planejamento do Sistema com a Inclusão dos Novos Veículos Elétricos e a Gestão Ambiental (2000)

 

PECORELLI PERES, Luiz A.,  HORTA, Luiz A. N.,  LAMBERT TORRES, Germano. VII Symposium of Specialists in Electric Operational and Expansion Planning, Curitiba, Brasil, Maio de 2000

 

Abstract: Este trabalho apresenta a questão dos veículos elétricos como carga a ser atendida pelas empresas de energia elétrica. Uma metodologia para a sua avaliação é aqui descrita. São enfatizadas as características não emissoras de poluentes para a atmosfera destes veículos e a expectativa do aumento das vendas de energia, constituindo, assim, numa possível estratégia de gestão ambiental das empresas, ao incorporarem tais veículos, também, nas suas frotas. 

 

Keywords:  Planejamento, Meio Ambiente, Veículos Elétricos, Demanda, Transporte


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/PlanejamentodoSistemacomaInclusaodosNovosVeiculosEletricoseaGestaoAmbiental.pdf


 


A Inserção do Veículo Elétrico no Planejamento Estratégico das Empresas de Energia (1999)

 

PECORELLI PERES, Luiz A.,  HORTA, Luiz A. N.,  LAMBERT TORRES, Germano.,  VIII ERLAC, CIGRÉ, Ciudad del Este, Paraguay, 1999.

 

Abstract: Motivado  pelas perspectivas favoráveis dos veículos elétricos, decorrente de seu desenvolvimento tecnológico recente, é sugerido neste trabalho que se inclua este assunto na elaboração do planejamento estratégico das empresas de energia. As possibilidades de maior faturamento aliadas a uma efetiva redução de emissões prejudiciais na atmosfera, bem como, do consumo de combustíveis, estabelecem argumentos com potencial suficiente de atratividade para que estas questões sejam examinadas mais profundamente. Procura-se, portanto, neste trabalho apresentar subsídios conceituais e metodológicos às análises nas quais são consideradas estes novos e importantes consumidores  atuando  futuramente  de forma  intensa no  mercado.

 

Keywords: veículo elétrico, planejamento, sistemas de potência, meio ambiente, transporte. 


Para obter o arquivo completo, acesse:

http://www.gruve.eng.uerj.br/download/AINSERcaoDOVEiCULOELeTRICONOPLANEJAMENTOESTRATeGICODASEMPRESASDEENERGIA.pdf

 


Influências Sobre os Sistemas de Energia com a Introdução dos Veículos Elétricos na Sociedade. (1997)

 

PECORELLI PERES, Luiz A.,  HORTA, Luiz A. N.,  LAMBERT TORRES, Germano.,  III Congresso Latino-Americano Geração Transmissão de Energia Elétrica, Campos do Jordão, SP, Brasil, 1997.

 

Abstract:  Este trabalho apresenta um panorama dos aspectos técnicos mais relevantes a respeito da introdução dos veículos elétricos como meio de transporte. Especialmente é destacada a influência sobre o planejamento e operação das redes de energia bem como os aspectos ambientais decorrentes. Devido às peculiaridades do Brasil é possível se antever ganhos consideráveis para a sociedade e para as empresas de energia elétrica.

 

Keywords: veículo elétrico, baterias, meio ambiente, sistema de potência, controladores, motores


Para obter o arquivo completo, acesse:

 http://www.gruve.eng.uerj.br/download/InfluenciasSobreosSistemasdeEnergiacomaInclusaodoVeiculoEletriconaSociedade.pdf

 

 

 

 

Atualizado em 08/08/2017.